sábado, 21 de julho de 2012



Os 10 Mandamentos do Educador 

1 - Amar. Amar sobre todas as coisas a criança, os homens, Deus . 2 - Não se irritar em vão; pelo contrário, ter muita paciência. 3 - Guardar o respeito devido à personalidade infantil. 4 - Honrar a virtude: dar sempre à criança o exemplo da Caridade, da Justiça, da Humildade 5 - Não matar a iniciativa e o entusiasmo infantil. 
6 - Guardar uma janela aberta aos ideais elevados e um coração sensível aos afectos puros. 7 - Não se furtar a trabalhos e canseiras 8 - Não levantar dificuldades à manifestação espontânea dos interesses e das tendências infantis; mas, ao contrário, favorecê-las, para melhor as poder dirigir 9 - Não desejar fazer tudo em um só dia. A educação é obra de persistência e continuidade. Em educação, gastar tempo é ganhá-lo.
10 - Não cobiçar elogios e honrarias, nem sequer compreensão; mas trabalhar na certeza reconfortante de que educar é contribuir para a felicidade dos homens e dos povos. 
Fonte do texto:http://carissimos.blogspot.com/2005/11/contributo-amigo.html 


Ligado no Prouni


o que é o Prouni
É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
Podem participar os estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
quem pode participar
Para se inscrever no Prouni 2º/2012 é preciso ter feito a prova do Enem 2011, ter obtido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). É preciso, ainda, ter obtido nota superior a zero na redação.

Evolução no Desenho


quinta-feira, 11 de dezembro de 2008


Há uma sequência constante de comportamentos motores que revelam o nível de desenvolvimento gráfico das crianças.

1 - REALISMO FORTUITO (2-3 anos)
O desenho é pura descarga motora, não há interesse em atribuir-lhe um significado. É executado com movimentos rápidos e linhas retas em diferentes direções. É o que se chama de RABISCAÇAO.
Mais tarde, a criança inicia o emprego de linhas curvas, podendo elaborar círculos. Esta etapa é denominada de desenho celular. A criança pode atribuir diferentes significados a um mesmo rabisco, alterando sua resposta a cada pergunta sobre o que desenhou.
2 - REALISMO GORADO (3-4 anos)
A descarga motora está mais controlada e já há uma comunicação gráfica. A criança inicia desenhos com ângulos. Ela tenta reproduzir algumas garatujas que lhe servem de modelo. Transforma pequenos circulos em pessoas, animais, dando-lhes olhos e membros (em geral braços). A figura humana consiste inicialmente de um girino com uma grande cabeça e apêndice em forma de fios. A célula pode ser o corpo todo ou apenas o rosto. os braços e as pernas podem ter apenas uma dimensão.
Ela desenha o que percebe. Os elementos constitutivos do desenho aparecem justapostos e não coordenados em um todo relacionado (ex. o chapéu pode ser desenhado do lado da cabeça). O desenho deixa de ser um exclusivo treino motor para começar a representar as coisas da realidade, que são em geral figuras humanas.
3 - REALISMO INTELECTUAL (4-5 anos)
Já há uma maior coordenação dos elementos constitutivos do desenho. Porém, percebe-se que os desenhos ainda não tem proporção entre si (ex. uma casa pode ser do tamanho de uma flor). Muitas vezes, já há o começo de uma diferenciação espacial (ex. o céu fica na parte superior do papel, a casa no meio).
A criança não considera a perspectiva visual. Ela desenha o que sabe.
Dessa forma, podemos ver desenhos que mostram um bebê dentro da barriga da mãe ou um cavalo de perfil desenhado com dois olhos. Essa etapa é chamada de TRANSPARÊNCIA.
Os desenhos são enriquecidos por detalhes e a quantidade de objetos desenhados. É comum o desenho de cenas estereotipadas de natureza e desenhos personificados do sol e da lua. A figura humana já é representada com todas as partes do corpo, inclusive com detalhes.
4 - REALISMO VISUAL (9 - 12 anos)
Esta fase caracteriza-se por ser mais realista. A criança desenha mais o que vê do que o que sabe. A transparência é superada e há uma maior consideração dos aspectos espaciais. Surgem os desenhos de figura humana de perfil e o uso da perspectiva, que em geral, ainda não é perfeita.
5 - TÉCNICA DO DESENHO (12 ...)
Aperfeiçoamento do desenho no seu aspecto técnico. Há uma maior utilização de recursos como a tridimensionalidade, os efeitos de luz e o sombreamento. Observa-se o aprimoramento da técnica e o desenvolvimento de um estilo próprio de desenhar.

Estudar, para que?



- Para ser - Para sobreviver - Para crescer - Para desenvolver - Para pertencer - Para se apropriar - Para se atualizar - Para se informar - Para formular - Para confrontar - Para questionar - Parar conhecer-se - Para participar - Para compartilhar - Para socializar-se - Para realizar - Para criar - Para situar-se - Para superar-se - Para escolher - Para libertar-se (ser autônomo) - Para ser cidadão 
Para ser sempre único e integrado no permanente processo de construção e reconstrução da sua própria vida, do seu grupo familiar e da sociedade.